Com 2019 batendo na porta, chega a hora dos pequenos negócios iniciarem estratégias para o novo ano. O mercado alimentício pode explorar bastante as tendências de 2019 para trabalhar o impulsionamento de vendas. A melhor maneira de aplicar as dicas abaixo, é fazendo um estudo sobre seu público e verificando se é executável ou não. Embora as dicas se apliquem a diversos segmentos, é sempre o feeling do comerciante que irá determinar se vale a pena ou não investir em abordagens diferentes.
1º dica: Aposte em produtos para quem possui restrições alimentares
Cada vez mais, clientes buscam opções sem glúten, lactose e até mesmo sem carnes em geral. Uma parte considerável da população possui restrições alimentares ou simplesmente abraça dietas alternativas. Oferecer itens pensados para esses públicos pode colocar os transformadores em vantagem no ano de 2019.
2º dica: Serviços de entrega a domicílio
Pensa com a gente: o tempo está cada vez mais escasso, principalmente para quem trabalha, estuda, tem filhos e muitas outras responsabilidades. Encontre maneiras de dialogar com seu cliente e estude a possibilidade de trabalhar com delivery. O retorno financeiro pode não ser muito grande, mas o prestígio frente aos clientes pode melhorar consideravelmente devido ao fator “praticidade”. Assim, sua marca sempre será lembrada!
3º Alimentos rápidos/ refeições congeladas
Se o tempo já não anda sobrando muito no dia a dia da galera, imagina então parar todas as atividades para elaborar refeições complexas. Nesta brecha, você pode sugerir um cardápio de pratos congelados que todo mundo leva e descongela no trabalho. Você fideliza o cliente sempre servindo pratos apetitosos, e ainda pode tomar notas das sugestões de cardápio vindas deles. É uma ótima dica, mas o sucesso depende muito do diálogo com o consumidor.
4° Relacionamento inteligente
Hoje em dia, o comércio que não fornece suas informações na internet está ficando para trás. Sabemos que investir em tecnologia pode ser caro, principalmente para comerciantes de pequenos negócios, porém existem alternativas gratuitas que são indispensáveis. Criar páginas em redes sociais é uma delas! No Facebook, por exemplo, você insere os dados de funcionamento do estabelecimento, assim como fotos dos produtos e demais informações que achar necessárias. Um número de whatsapp também é uma ótima alternativa para dialogar com os clientes de uma maneira rápida e direta. Agora, no offline, a boa e velha “caixinha de sugestões” continua sendo indispensável. Por meio dela, você fica ciente do que pode fazer para melhorar e o que seu público mais gosta!
Tome nota das sugestões acima e faça de 2019 um ano muito próspero!