Fazer estoques dos produtos é um verdadeiro adianto na vida dos comerciantes, não é mesmo? Porém, quando estamos falando de itens perecíveis, é necessário criar uma logística funcional para que não ocorram perdas em decorrência da validade. As festas de fim de ano são as grandes causadoras de estoques parados, pois existe uma tendência em superabastecer as lojas com medo de falhar no fornecimento aos clientes. Torna-se cada vez mais necessário apostar em pesquisas e estudo de marcadores que apontem como o seu comércio deve se comportar, seja em datas comemorativas (onde o giro dos produtos é altíssimo) ou no decorrer do ano como um todo.
Caso o Natal e o Réveillon tenham te deixado com mais estoques do que o planejado, saiba que nem tudo está perdido. É chegado o momento de colocar na ponta do lápis o custo deste estoque e o que é possível fazer para mandá-lo embora. Uma sugestão interessante é investir em ofertas progressivas, ou seja, quanto mais produtos o cliente levar, maior a porcentagem de desconto. Além dos descontos progressivos, há outra modalidade que chama atenção: colocar um teto! Exemplo: descontos de até 60%, corra e aproveite! Considere também criar combos que associem este produto que está em estoque com outra opção que possa ser consumida junto. Por exemplo: sobrou muito Panettone? Que tal sugerir uma compra casada com um sorvete? Esses dois itens combinados fazem uma dupla saborosa. Podem tanto ser consumidos juntos imediatamente após a compra, quanto utilizados como ingredientes de uma sobremesa bacana. Sugira ao cliente abrir o panettone, retirar um pouco da massa e rechear com sorvete.
O uso da própria expressão “queima de estoque” nas comunicações da loja já é um belo atrativo para que os clientes se sintam motivados a entrar e conferir. Uma vez lá dentro, cabe ao comerciante elaborar as melhores estratégias para que as pessoas vejam oportunidade de compra nos itens dispostos. Dependendo de quem for seu público, um toque de criatividade pode despertar a curiosidade. Decore a loja e veja a magia acontecer! Mas ei, depois volta pra contar pra gente se deu certo!